
Transição nos EUA. Há muito que se especulava, mas agora é oficial: Hillary Clinton será secretária de Estado de Barack Obama. Ao escolher a ex-rival e manter Robert Gates no Departamento da Defesa, o Presidente eleito foi criticado pela ala mais à esquerda, que esperava dele uma mudança mais radical Quando há quatro anos ouviu o jovem Barack Obama discursar sobre a união da América na Convenção que consagrou John Kerry como candidato democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton nunca pensou que quatro anos depois iria trabalhar para ele. Mas assim aconteceu e a partir de Janeiro, quando o primeiro presidente negro dos EUA chegar à Casa Branca, a ex-primeira dama vai tornar-se na voz dos Estados Unidos no mundo .
"A nomeação de Hillary Clinton é um sinal para amigos e inimigos do meu empenho em renovar a diplomacia americana e restaurar as nossas alianças mundiais", disse Obama numa conferência de imprensa. O Presidente eleito escolheu Chicago, a cidade onde ainda vive, para apresentar a sua equipa para a área da Defesa. Além de Hillary, Obama decidiu manter Robert Gates à frente do Pentágono, tendo escolhido o general James Jones para conselheiro para a segurança nacional. Janet Napolitano, a governadora do Arizona que apoiou a candidatura de Obama desde o primeiro minuto, irá chefiar o Departamento de Segurança Nacional.
Obama não poupou elogios à sua equipa. "É uma americana de estatura tremenda que tem toda a minha confiança, que conhece muitos dos líderes mundiais, que merece respeito em todas as capitais e saberá defender os nossos interesses no mundo", disse sobre Hillary. Esta respondeu: "Senhor Presidente eleito, estou orgulhosa de me juntar a si nesta difícil aventura".
A partir de 20 de Janeiro, os velhos inimigos vão ter de ultrapassar as divergências e trabalhar juntos. E se durante a campanha Hillary acusou Obama de ser "ingénuo" e este nunca se cansou de criticar o voto desta a favor da invasão do Iraque, quando a ex-primeira dama assumir a chefia da diplomacia americana terão de falar a uma só voz.
Helena Tercedeiro
Link!
Nenhum comentário:
Postar um comentário