sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Por meio de chips, paralíticos poderão caminhar!

Estão sendo feitos experimentos no hospital Sírio-Libanês, pelo médico Manoel Jacobsen Teixeira, professor de neurologia da Universidade de São Paulo. As vítimas de paralisia poderão mexer o corpo usando apenas o cérebro. "Estou esperançoso", comenta o professor, preparando-se para fazer a demonstração até o final do ano.

Graduado e pós-graduado na USP, com especializações na Suíça, na Inglaterra e na Alemanha, Jacobsen se prepara para instalar um chip no cérebro de indivíduos para captar sinais elétricos das células nervosas e mover uma prótese acoplada ao corpo.

Jacobsen tem implantado chips em vítimas de Parkinson, reduzindo as dificuldades de movimento.

Há uma vasta rede de pesquisadores, espalhados pelo mundo, por trás dessa cirurgia. Sua conexão central está no Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, dirigido por Miguel Nicolelis, também formado pela USP. Nicolelis ganhou ainda mais destaque internacional, na semana passada, por ter feito uma macaca movimentar com o cérebro um robô. Detalhe: a macaca estava na Carolina do Norte, e o robô, em Tóquio.

O Sírio-Libanês é um hospital,que além de curar, desenvolve pesquisas -A USP e outros hospitais da cidade de São Paulo se transformaram em pólos de ensino e pesquisa, ligados a centros de excelência da Europa e dos Estados Unidos. Neste ano, por exemplo, teve início um projeto de Harvard dentro da Santa Casa.

Grandes são as possibilidades no futuro, para os que não andam.



Esta é do Gilberto Dimenstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário