
Foto:
Sebastião Salgado
O Ministério das Relações Exteriores lançou um site na Internet para dar transparência às atividades do Grupo Interministerial sobre Assistência Humanitária Internacional (Giahi).
O site também pretende interagir com a sociedade civil.
Cada vez que um grande desastre internacional acontece, recebem uma demanda enorme, como no caso das enchentes no México, em novembro. Várias pessoas nos enviaram e-mails pedindo que o Brasil enviasse ajuda humanitária.
O crescimento da indústria farmacêutica no país contribuiu para um novo tipo de assistência internacional, a ajuda farmacêutica. Agora, além de mantimentos, o Brasil também envia remédios aos países afetados por desastres.
Na semana passada, enviaram soros antiescorpiônicos para a província de Catamarca, na Argentina. Também, kits de assistência farmacêutica para a Nicarágua duas vezes, por causa do furacão Félix.
Qualquer pessoa pode acessar o site do Giahi para enviar pedidos e sugestões, ou para saber mais sobre a assistência humanitária internacional do governo brasileiro. O endereço é www.assistenciahumanitaria.mre.gov.br.
O Giahi foi criado por decreto em 21 de junho de 2006 e reúne 11 ministérios que trabalham com assistência humanitária. O Ministério das Relações Exteriores, responsável pela organização do Giahi, informou que o grupo tem como objetivo aprimorar a capacidade de resposta brasileira a situações de crise humanitária, sobretudo na região da América Latina e Caribe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário