
"A Última Ceia" - de Leonardo Da Vinci:
-Tamanho: mede 4,6 por 8,8 metros;
-Foi criada entre 1494 e 1498;
-Realizada com momentos de grande atividade alternada com pausas longas;
-Técnica de pintura: a seco e a óleo;
-Tem a fragilidade da aquarela;
-Localização: está numa das paredes do refeitório do antigo convento Santa Maria delle Grazie, no centro de Milão;
-Tempo de criação: mais ou menos cinco anos;
-Descrição:A cena, descrita na Bíblia, mostra o último encontro de Jesus Cristo com os apóstolos e o anúncio da traição de Judas.
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, ganha uma versão digital em altíssima definição. A obra poderá ser vista por pessoas do mundo inteiro pelo computador. E o melhor, em seus mínimos detalhes. A obra-prima virtual foi realizada recompondo 1.677 imagens registradas; nove sessões de fotografias - 16.945.790.009 pixels. O trabalho foi feito com a ajuda de uma técnica especial de iluminação criada para não danificar a pintura original. O material pictórico é muito sensível à emissão de raios ultravioleta, assim como ao impacto térmico do flash. Sofisticados programas de computador e processadores de última geração garantiram o sucesso da operação.
A Última Ceia é vista sob uma fraca luz indireta, apenas o necessário para dar uma boa impressão a olho nu. Os visitantes estão proibidos de tirar fotografias, com ou sem flash. E somente grupos de 25 pessoas ficam durante 15 minutos diante da obra. 350 mil turistas ao ano, ameaçam o quadro com particulas suspensas de poluição. Pensava-se, até, em isolá-la em temporadas para sua proteção.
Agora será possível ver detalhes quase escondidos da obra, que é uma das mais estudadas do mundo, com imagens de altíssima definição.
Veja aqui, no
Haltadefinizione
Via Tecnologia Terra
Que bom que o original ficará preservado.
ResponderExcluirE também as pessoas poderão estudar o quadro (ou simplesmente apreciá-lo) nos seus detalhes.
ResponderExcluir